Oficina FDE
MINHA VIDA, MEU BAIRRO, MINHA COMUNIDADE
Sobre a Oficina
Nas oficinas o aprendiz construirá um ser inanimado, seguindo um esquema de estrutura e de controles apresentados pelo mestre bonequeiro. A oficina é composta por exercícios que denominamos jogos e atividades dirigidas realizadas em grupo.
As técnicas são expostas pelo mestre bonequeiro antes de cada atividade, e as habilidades pessoais são desenvolvidas no momento em que as realizam, sempre sob a supervisão dos facilitadores.
Para criar imagens, recorremos inicialmente à memória, porém, no domínio do imaginário, temos liberdade para criar irrestritamente. O facilitador dá condições para que a imaginação do participante se desenvolva; e a criatividade do ser humano se desenvolve a partir do seu conhecimento.
Público Alvo
Profissionais da educação, como professores, coordenadores de atividades e outros profissionais que atuem na Rede de Ensino, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.
Objetivo Geral e Princípios de Trabalho
As oficinas da Cia. Bonecos Urbanos visam à capacitação dos participantes no uso de técnicas variadas de confecção e manipulação de bonecos, máscaras e objetos cênicos como elementos estimuladores da imaginação e da linguagem, proporcionando a discussão de temas relacionados ao bairro e sistemicamente, à comunidade onde estão inseridos. Será respeitada a abrangência das diretorias de ensino, municípios e escolas estaduais e municipais, conforme indicadas pela Contratante.
A Cia. Bonecos Urbanos desenvolve seu trabalho segundo a linha do teatro interativo e educativo, relacionado ao teatro de animação com as mais variadas técnicas. Buscando sempre uma linguagem própria e diferenciada, em nosso trabalho de capacitação tomamos por fio condutor os 4 Pilares da Educação, baseados no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. Conceitualmente, as competências que estimulamos nos participantes são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.
Objetivos Específicos
1) Ao final de cada oficina, os participantes devem identificar em sua prática pelo menos 3 (três) medidas adotadas para fazer de seu trabalho uma atividade educativa e agradável;
2) 100% dos participantes deverão construir ao menos um boneco, máscara ou objeto cênico que integrará uma intervenção teatral ao final da atividade;
3) Elaboração pelos participantes de um roteiro para a intervenção teatral, por subgrupo, a partir do diagnóstico de problemas e dificuldades encontrados nas comunidades e escolas em que atuam;
4) Realizar registros fotográficos e audiovisuais dos elementos construídos, bem como das intervenções teatrais de cada subgrupo;
5) Publicar os relatórios de avaliação, registros fotográficos e audiovisuais em blog de hospedagem gratuita, de modo a compilar resultados e disseminar a metodologia desenvolvida.
ETAPA II (SUGESTÃO)
6) Realizar curadoria para seleção dos melhores trabalhos e organizar Mostra Cultural para apresentação dos trabalhos selecionados e dos resultados obtidos;
Indicadores / Impacto
Os métodos de coleta são entrevistas individuais pessoais – verbal ou escrita, por preenchimento de questionário. As informações quantitativas são expressas em números, dando uma visão objetiva a qualquer um que tenha acesso aos dados. Uma informação é qualitativa quando expressa valores e referências não objetivas, mas subjetivo as pessoas; são dados mensuráveis, porém não numéricos. São indicadores deste projeto:
Quantitativos
Quantidade de beneficiários diretos e indiretos;
Quantidade de bonecos, máscaras ou elementos cênicos construídos;
Quantidade de intervenções teatrais realizadas.
Qualitativos
Padrão estético da construção e da manipulação dos bonecos, máscaras ou elementos cênicos;
Descrição dos diferentes tipos de participantes e diferentes níveis de participação;
Identificação de quais mudanças os participantes percebem em si mesmos como decorrência de seu envolvimento com o projeto;
Análise sobre os pontos fortes e fracos do projeto, sob a perspectiva dos participantes.
Diagnóstico: Abordagem dos Problemas e Dificuldades
Para que os participantes possam desde o início atuar como agentes multiplicadores comprometidos com uma escola voltada para a formação de cidadãos, estimulamos uma participação ativa no diagnóstico dos problemas e dificuldades encontradas na comunidade onde estão inseridos.
Identificados estes problemas e necessidades, como interlocutores privilegiados poderão criar espaços de discussão e fomentar ações de parceria para atender as necessidades que eles podem satisfazer.
Material Didático
Apostila desenvolvida pela Cia. Bonecos Urbanos com referências bibliográficas.
A Confecção
Em plena “era do descartável”, despertamos a atenção dos participantes para o consumo, a reciclagem e a reutilização do lixo. Os bonecos, máscaras e objetos cênicos serão construídos a partir de materiais coletados do lixo reciclável encontrado em suas casas e nas próprias escolas. A atividade é uma ótima oportunidade para ensinar a importância da reutilização do lixo. Trabalhar com sucata ajuda a desenvolver a criatividade, a imaginação e o senso estético, além de propiciar um trabalho com baixos custos e que estimula a preservação do meio ambiente.
Materiais Necessários para Confecção dos Bonecos (por turma de 50 alunos):
• 10 Tesouras
• Bastões de cola quente
• 20 rolos de barbante (pequeno)
• Filtros de café usados
• Tinta guache nas cores azul, amarelo, vermelho, preto e branco
• 15 rolos de fita crepe na largura de 50 cm
• 20 Pinceis Pequenos (metade de ponta fina e metade de ponta chata, para acabamento)
• Potes plásticos (margarina, Yakult, Pitchula e etc.)
• Botões e Tampas Plásticas (refrigerantes, perfumes, xampus, etc)
• Restos de tecidos e fios de lã, fitas cassetes, VHS etc.
• Tubos de papelão (papel toalha, higiênico, fax, etc.)
Horário das Atividades
Das 8:00 às 17:00, com 1 hora de intervalo para almoço.
Carga horária total: 8 h
Turma com até 50 alunos.
Cada turma contará com uma equipe de 4 pessoas, sendo 2 mestres bonequeiros e 2 facilitadores.
Observação:
Os participantes deverão usar roupas confortáveis para a prática de exercícios corporais